Reuniões Científicas

Image
Image

Reuniões Científicas

VIII Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero.

Saúde, ciência, tecnologia e gênero (2010).

Coordenação de GT 

XIII RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul.

Coordenação de GT:
Família, cuidado e reprodução: articulações nas sociedades contemporâneas (2019). 

Seminário Internacional Fazendo Gênero 12

 Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos.

Coordenação de Simpósio Temático:
Família, cuidado e práticas contemporâneas de decisões reprodutivas (2021).

Resumo:

Este grupo de trabalho tem como propósito pensar as relações entre cuidado, família e tecnologias reprodutivas em laboratório. Liga-se ao cuidado como trabalho e como desafio, as tecnologias e aos direitos sexuais e reprodutivos para pensar as práticas contemporâneas em reprodução humana. Entendemos que estes temas são transversais uns aos outros, e embora estejam conectados, se caracterizam de modo muito diferente a depender de cada contexto. Este fato permite produzir conhecimento a respeito de suas redes e conexões, internas e externas a cada tema, mas também conhecimento a respeito de como se articulam entre si as diferentes dimensões dos mesmos, a depender do ponto de vista, da experiência e do desafio em questão. O cuidado é sem dúvida um conceito amplo, interdisciplinar e um agregador suficientemente forte para integrar contextos diversos de pesquisa. Família passa pelo cuidado, mas também abre questões relativas ao desejo de filhos, arranjos conjugais e afetivos, filiação, decisões reprodutivas, sexualidade e tecnologias da procriação em suas mais diversas práticas: casais heterossexuais, homossexuais, maternidades lesboafetivas, mães solo.

Ressalta-se forte interesse pelas reconfigurações do trabalho reprodutivo com sua expansão internacional, nacional e regional no que tange ao desenvolvimento e ao uso das novas técnicas de reprodução. A globalização crescente e a expansão da oferta internacional. Aos efeitos sobre os sistemas sexo e gênero e a interseccionalidade entre relações de gênero, sexualidade, classe, origem. Bem como: maternidades, paternidades, filiações e regulação médica, legal e jurídica. Estes aspectos estão imbricados como desafios demográficos, culturais, familiares e de gênero para as políticas públicas e para os direitos sexuais e reprodutivos. Nestas interseccionalidades há espaço para acolher aspectos da imbricação entre sexualidade, reprodução, família e tecnologia.

20. Congresso Brasileiro de Sociologia

Organização e participação de Mesa- Redonda:
Cuidado e desafios contemporâneos: suas muitas interfaces (2021).

Resumo:

Esta mesa objetiva discutir aspectos do cuidado em consonância com o tema da SBS, “Sociedade, Estado e Natureza”. No contexto contemporâneo o cuidado se apresenta como um grande desafio para o Estado, as famílias e às demais instituições de cuidado, assim como para o voluntariado que em suas muitas ações, quase sempre exercidas por mulheres, tem protegido muitas vidas principalmente em tempos de pandemia. Sendo um trabalho historicamente constituído por atributos culturais que o vinculam à ideia de uma feminilidade pautada na obrigação de servir “aos outros” dentro das famílias, tem-se como consequência, uma representação do mesmo, que tradicionalmente responsabiliza as mulheres e desresponsabiliza o Estado. No contexto desta mesa serão discutidos desafios ao cuidado relativos aos processos de feminização, ao cuidado de si, as tecnologias sociais de cuidado do outro, as práticas de cuidado da mulher camponesa e as questões complexas do que se denomina de cuidado à saúde. A mesa se compõe pelas pesquisadoras: Silvana Maria Bitencourt, UFMG/PPG em Sociologia; Maria Izabel Machado, UFG/Faculdade de Educação; Siomara Aparecida Marques, Universidade da Fronteira Sul; Eliane Vargas, FIOCRUZ/PPG em Ensino e Biociências e Saúde e Marlene Tamanini, UFPR/ PPG  em Sociologia.