Ensino do Corpo: identidade, gênero e cenas de cinema em aulas de Educação Física

Jeimis Nogueira de Castro,
Eliane Portes Vargas,
Shirley Donizete Prado e
Francisco Romão Ferreira.

Adquira o exemplar no site da editora CRV

Nesta obra, os autores apresentam um conjunto de textos inéditos e já publicados relacionados à problematização das relações entre Corpo, Identidade, Gênero e Cinema em contextos de Comensalidade motivada por uma perspectiva crítica acerca do Ensino de Educação Física. Neles destaca-se o aspecto pedagógico de um tipo de aprendizado mediado pelas imagens em movimento do cinema em cenas de comensalidade nas quais o corpo figura como elemento central.

Os autores partiram do pressuposto de que nossos corpos podem ser lidos e interpretados como um texto, sendo que o cinema desponta como um recurso que permite debater diversos aspectos desta realidade social que se mostra, por vezes, como um tema de difícil abordagem. Assim como a(s) comensalidade(s), cujo conceito permite afirmar que esta não se reduz ao ato de comer como experiência universal, a descrição dos corpos considera seus aspectos culturais e simbólicos produzidos em contextos específicos. Em vista disso, descreveram cenas-acontecimentos e personagens-acontecimentos de filmes para, ao refletir sobre a temática corpo, identidade e gênero, contribuir para as abordagens voltadas ao ensino de Educação Física, mas não só. O ensino de Ciências e demais áreas do conhecimento também podem ser beneficiados.

Os autores esperam que os leitores, sejam docentes, discentes, pesquisadores/as e demais curiosos/as e/ou interessados/as, possam entregar-se à leitura (e assistir ao filme) como uma experiência ética e estética que favoreça a problematização dos debates emergentes na cena contemporânea relacionados ao tema.

 


Imprimir